VOCÊ É IMPORTANTE PRA DEUS

quinta-feira, setembro 01, 2016


SINOPSE: Fernando é um novo obreiro da igreja sempre dedicado, porém, com o passar de tempo, sente-se não ser importante no que faz, que então o Anjo do Senhor aparece a ele, mostrando o tanto que é importante.

PERSONAGENS
Anjo de Deus, Fernando
Alberto o melhor amigo de Fernando,
Ângela a depressiva, Namorado de Ângela
Chefão e os seus companheiros.



CENA 01 – O APARECIMENTO DO ANJO

Cenário de uma sala de estar bem iluminada.

FERNANDO: (entrando com o celular) Oi? É o Gabriel? Tudo bem? Sou eu o Fernando lá da igreja. Olha.... Hoje à noite vai ter o culto na igreja vamos lá? Hum.... Não pode ir? Ah sim.... Mas vai ser bom.... Deixa para outro dia? Tudo bem, que Deus abençoe, tchau... (desliga o celular desanimado) Mais uma vez o Gabriel falando que não pode ir... Faz meses que tento chamá-lo para ir e nada dá certo. Senhor! Por quê tem que ser tão difícil? Por quê nada dá certo? Senhor, vejo que tudo que faço não está progredindo só retrocedendo.... Não quero fazer de conta que está tudo bem... São lutas sem fim! Eu quero sossego, Senhor! Sou obreiro aqui na igreja e todos os dias estou orando por várias pessoas. (ajoelha ao chão de cabeça baixa) Senhor, eu vou desistir... vejo que não sou tão importante para Ti...
ANJO: (aparece aos poucos ouvindo Fernando falar) Quer dizer então que você quer desistir de tudo? Desistir da Obra de Deus, Servo do Senhor?
FERNANDO: (levanta rapidamente assustado) Quem é você? Como entrou aqui dentro de casa?
ANJO: Acalme-se Servo do Senhor. Eu sou um anjo, Deus ouviu sua oração e o seu choro e Ele me enviou até aqui para te ajudar...
FERNANDO: Me ajudar? Já está decidido, desisto de tudo.... O tanto que estou lutando, buscando a presença de Deus, entrando em santidade para poder trazer vidas para Jesus, mas parece que nada faz efeito, parece que piora tudo, agora pouco chamei o Gabriel e faz meses com a mesma desculpa... Se tivesse como eu voltar ao passado e evitar toda essa dor, eu voltaria, talvez estaria bem melhor...
ANJO: Servo do Senhor, sei quem tem passado por essas lutas. E sei que são muitas, mas sabes que irás adquirir vitória. Mas estou aqui para fazer abrir os olhos e ver o tanto que é importante para Deus.
FERNANDO: Anjo, não acredito que eu seja importante.. Mas como vai mostrar a mim que eu sou importante? Como vai mostrar que fiz a diferença na vida de alguém? Você sabe bem que seria mentira me mostrar algo que nunca aconteceu.
ANJO: Eu sei bem, servo do Senhor. Você não gostaria de voltar ao passado? Voltar ao tempo antes de aceitar Jesus como o seu Salvador? Então terás que fazer uma viagem comigo, pois preciso te mostrar o passado sem você. Se mesmo assim insistir que não foi importante, eu irei realizar o seu desejo de voltar ao passado e tudo que viveu será apagado completamente.
FERNANDO: (fica pensativo em silêncio) Anjo, então eu irei nessa viagem. A minha decisão não fará diferença na vida das pessoas.
ANJO: Então, Servo do Senhor, segure em minha mão, a viagem pode ser muito perigosa e dolorosa, esteja forte para o que irás ver...

CENA 02 – ÂNGELA, A JOVEM DEPRESSIVA

Cenário escuro, aos poucos vai iluminando e mostrando alguém em uma sala de estar sentada no sofá.

FERNANDO: (entra na sala com o Anjo, ve a Ângela sentada no sofá com o celular, com roupas pretas, maquiagem escura) Então essa é primeira cena do passado sem mim? Acho que eu lembro dela...
ANJO: Servo do Senhor, essa é a Ângela. Ela está com problemas de depressão e está agora em uma rede social e está chorando.
FERNANDO: Anjo, eu lembrei dela! Mas ela postou na rede social que conseguiu vencer a depressão. Dizia que tinha lido uma mensagem falando que Jesus poderia mudar a sua vida e curar suas enfermidades. Até então se converteu, venceu a depressão e virou uma adoradora de excelência e tem uma família feliz. E ela é líder das mulheres de oração da minha igreja e é uma grande serva do Senhor.
ANJO: Sim, é verdade Servo do Senhor. Porém essa postagem que fez mudar a vida dela era sua...
FERNANDO: Eu que postei?
ANJO: Sim, os amigos da rede social dela, apenas postava fotos, status e indiretas. Sua postagem apareceu no momento certo e enfim ela mudou de vida... mas com sua decisão de voltar ao passado, veja o que aconteceu com ela, servo do Senhor...
ÂNGELA: Parece que o mundo virou contra mim.... Minhas amigas são falsas e sinto uma angustia no meu coração. Tento preencher o vazio com noites e baladas e nada.... Essa angustia está me matando.... Sinto muitas dores em minha alma, dores insuportáveis e parece me matar aos poucos. Nas redes sociais apenas falando mal de mim e só mandam indiretas sempre. (abre um sorriso) Pelo menos sei quem me ama: o meu namorado. Posso sentir segura com ele. (mexendo no celular, vê uma postagem) Espera aí? Ele colocou em relacionamento sério? Vamos dá olhada em qual foto que ele colocou. (fica confusa e decepcionada) Essa não sou eu! É uma outra menina que está com relacionamento sério? Deve ter sido alguém entrou na rede social dele, vou ligar para ele. (ligando) Oi amor! Alguém entrou em sua rede social e fez uma brincadeira de mal gosto, colocaram como se fosse namorado de outra menina.
NAMORADO: Não é brincadeira, eu mesmo coloquei... Pensei que fosse a menina que conhecia, não é a Ângela com quem namorava...
ÂNGELA: Mas como? Amor, eu te amo, sou a mesma e sempre fui fiel.
NAMORADO: Como fui idiota em acreditar em suas mentiras Ângela? Você só sabe mentir e mentir. Eu ouvia boatos e até meus amigos falando que estava nas festas ficando com outros caras e ainda quer dizer que é fiel? Acho que ainda não entendeu o meu recado, acabou Ângela! Estou sendo mal falado, não quero mais você, sua mentirosa!
ANGELA: Não acredite nessas histórias desse pessoal que querem acabar com nosso amor! (O namorado desliga na cara dela e ela abaixa a cabeça) Eu pensava que meu namorado era importante para mim... Mas entendi que a realidade é: a única pessoa que me amava... Não me ama mais... Quer dizer que ninguém me ama, todas as pessoas são iguais, não existe alguém que poderia me amar, porque continuar a sofrer? Porque continuar a insistir em algo vai dá o mesmo final? Nem meu namorado me ama... por causa de mentiras, meu namoro acabou. Então vou me matar logo, talvez assim tenha sossego dessa vida e finalmente descansar de todos os meus problemas. (Ângela desaparece da cena ao terminar de falar)
FERNANDO: Mas anjo... Cadê ela? O que aconteceu? Ela conheceu Jesus? Alguém apareceu e pregou? Ou postou algo na rede social dela falando de Jesus?
ANJO: Servo do Senhor... Essa cena eu preferi não lhe mostrar.... É uma cena forte. Ângela tomou vários remédios que tinha em sua casa e vendo que não fez efeito, foi ao seu quarto, pegou uma corda e se enforcou.
FERNANDO: Não poder ser.... Isso só pode ser um pesadelo. Isso não pode ter acontecido, minha postagem ela existiu! Eu sei disso!
ANJO: Servo do Senhor, isso é mais real do que pensa. Você se esqueceu que pediu voltar ao passado, o tempo antes de aceitar Jesus? Essa é a nova realidade! Como ela era sozinha demorou dias para os vizinhos sentirem sua falta. Quando se lembraram, já estava em estado de decomposição.
FERNANDO: Que morte mais horrível é essa? Ela não merecia isso...
ANJO: Como ela não leu uma mensagem que postou, então fez isso. Ela não sabia que Deus amava tanto e que tinha grandes planos na vida, como você falou a mim... Servo do Senhor, as pessoas de hoje acham que uma simples mensagem não pode fazer uma diferença, mas ela faz. Mas o Diabo é tão sujo que coloca na cabeça das pessoas que a morte sem Jesus será paz e sossego e a solução de todos os problemas, eles acham que fazendo isso irão ao céu. Mas elas não sabem o inferno que elas irão viver depois da morte. Dores e sofrimentos sem fim que não vai passar.... Seu corpo será destruído e depois restaurado para destruir novamente no ciclo sem fim, demônios ao redor não deixando ter sossego nem por um milésimo de segundo. Servo do Senhor tenho outra cena á te mostrar, segure em minha mão.
FERNANDO: (preocupado) Anjo, foi horrível tudo que falou... Eu não sei... Se irei suportar a próxima cena...
ANJO: Servo do Senhor, essa é a última cena.
FERNANDO: É... Então vamos...

CENA 03 – PESSOAS PERDIDAS E A MORTE DO SEU AMIGO

Cenário escuro, aos poucos vai iluminando e mostrando várias pessoas andando confusas em uma rua qualquer da cidade.

FERNANDO: Então essa é nossa última cena. Mas Anjo, quem são essas pessoas? (ver várias pessoas todas idades e classes sociais andando) Você me disse iria mostrar o passado ao meu redor, mas essas pessoas eu nunca a vi em minha vida, quem são elas?
ANJO: Servo de Deus... Quero te apresentar todas as pessoas que você orava pedindo proteção, a cura, a libertação e voltar para os caminhos de Deus.
FERNANDO: Minha nossa, como são tantas pessoas! Mas o que aconteceu com todas elas?
ANJO: Algumas morreram, outras passam problemas em sua casa, com namoro e o casamento e tanto outros problemas. Outras estão vivas, porém perdidas e talvez podem ser evangelizadas por outras pessoas. Servo de Senhor, percebe que desejando voltar ao passado e não aceitar Jesus, você muda a história de várias pessoas?
FERNANDO: (arrependido) Sim.. Eu percebi isso... E percebi que fiz pedido muito idiota também. Anjo você fez abrir os meus olhos, obrigado. Gostaria de voltar ao meu presente.
ANJO: É mas ainda não acabou, existe mais uma pessoa para ver e enfim terminaremos nossa viagem.
FERNANDO: Outra pessoa? Confesso que não lembro se existe...
ANJO: Segure em minha mão, vamos conhecer ela, é uma pessoa muito querida para você, servo do Senhor.

O cenário fica na completa escuridão e aos poucos vai iluminando com a entrada de Alberto.

FERNANDO: Mas é claro o Alberto, o meu melhor amigo! Como pude esquecer dele? Mas o que está havendo? Ele está diferente parece um... drogado?
ANJO: Com a decisão de voltar ao passado, a história da vida foi alterada e se tornou um drogado.
FERNANDO: (olha assustado ao anjo) Drogado? Mas eu tinha evangelizado! Lutamos durante muito tempo juntos! Eu com os meus irmãos da igreja, orava e jejuava pela vida dele e ele se libertou! É um amigo apaixonado por almas, cuida bem de todos e todos admiram a grande mudança de vida!
ANJO: Servo do Senhor... Ele não foi evangelizado, porque muitas pessoas ficaram com medo dele, e ele se afundou mais no vício.... E agora veja o que aconteceu com seu amigo...

Alberto entra em uma casa bagunçada e encontra um chefe sentado em sua mesa e ao redor com seus dois empregados.

CHEFE: Alberto! Como sabe, hoje é o dia de pagar as mercadorias de drogas.
ALBERTO: (meio confuso) Mano, já vou te pagar... Só vou procurar um jeito de... roubar ali e já te passo o seu dinheiro..
CHEFE: Você está fazendo meses com esse sua suposta promessa de pagamento! Mas como eu sabia que iria falar isso. Eu irei fazer o que nosso contrato exigi.
ALBERTO: Contrato? Mas eu não assinei nada! Apenas pegava a mercadoria e passava o dinheiro.
CHEFE: Passava o dinheiro? Se toca idiota! Quem faz as regras e o contrato aqui sou eu! Quem está devendo é você! Mas como você está apenas me dando prejuízo, está na hora de resolver conforme o contrato! Empregados, coloquem aquela música que tanto gosto de ouvir.

Os empregados colocam uma música triste e sombria para tocar. Alberto começa fica assustado ao ouvi-la.

CHEFE: Não entendes? Essa é a minha música favorita! Essa é para quem não cumpre o meu contrato de vendas. Não é uma bela música de se ouvir?
ALBERTO: (assustado olhando, andando devagar para trás) O que vai fazer comigo? O que está acontecendo aqui?
CHEFE: Eu não irei fazer nada! O contrato e a lei do mundo é clara para quem não paga. Empregados mostrem a ele as consequências de quem não paga em dia e não tenham nenhum tipo de piedade.
ALBERTO: O que vão fazer comigo?? Não façam nada, eu vou pagar, eu juro!

Vão em direção de Alberto e o espanca jogando ao chão. Fernando fica desesperado tentando fazer algo mas o Anjo o segurava pelos braços e até ver ele sendo morto por várias facadas.

ANJO: (segurando fortemente o Fernando) Servo do Senhor esse é novo passado do seu amigo. Ele não pode te ouvir e nem te ver. Acabou tudo para ele, esse é o fim e não tem volta!

Fernando se solta do Anjo e vai em direção do Alberto, porém desaparece.

FERNANDO: (de joelhos) Alberto, cadê você?? Como fui idiota em pedir voltar ao passado! Anjo, eu não sabia se eu não tivesse pregado, poderia acontecer isso com as pessoas e até a morte do meu amigo... Meu amigo que tanto lutei pela vida para estar com Jesus e foi morto sem se defender, sem conhecer a verdade e a salvação. Eu pensei apenas em mim, e me esqueci das pessoas ao meu redor.... Por minha decisão... Muitas pessoas não poderão conhecer Jesus.... Deixei meus problemas me cegarem. Mas Anjo, os meus olhos se abriram para uma realidade que não via... Eu não sabia que era tão importante para obra de Deus, e que tanto fui usado em todos os momentos... Deus confiou em mim para fazer a obra.... (silêncio no lugar e o anjo sai aos poucos.) Anjo? (Desesperado) Eu não posso viver nesse escuro.... Não quero que realize meu desejo! Eu quero voltar ao meu presente! Não quero que essas pessoas tenham esse fim! Anjo? Meu Deus me perdoa, eu não compreendia e estava cego, mas não o desampare nesse momento! Deus me ouça!! Estou arrependido quero voltar ao meu presente, a minha realidade...

CENA 04 – A SEGUNDA CHANCE!

Fernando permanece de joelhos no escuro com os olhos fechados orando. As luzes se acendem e Alberto entra preocupado.

ALBERTO: Fernando? O que foi que houve? Aconteceu alguma coisa? Ficou clamando por Deus e gritando meu nome parecia eu tinha morrido.
FERNANDO: Alberto!? Gloria a Deus! Que Deus seja glorificado para todo sempre! (Levanta e o abraça forte ele) Você está vivo, não foi morto! Deus ouviu minha oração! Obrigado Deus não irei te decepcionar!!
ALBERTO: Morto? Do que está falando? Não estou entendendo nada...
FERNANDO: Alberto, um anjo apareceu a mim. E me mostrou como seria a vida das pessoas se eu escolhesse voltar ao passado e não ter aceitado Jesus... Ele mostrou você viciado nas drogas e sendo morto. E muitas pessoas que morreram, que se perderam ou nem conheceram Jesus, através de mim.
ALBERTO: Tem certeza foi um Anjo mesmo? Eu te vi aqui caído no chão, chorando, acho que estava sonhando. Tem certeza que isso foi real?
FERNANDO: Foi muito real, até a Ângela tinha se matado com depressão.
ALBERTO: Fernando está tudo bem, conversei agora pouco com a Ângela e ela está bem, e pediu nossa ajuda para servir no jantar dos casais. Temos que acelerar o culto já vai começar, convidei meus colegas para ir.
FERNANDO: Glória Deus! Ela está viva!! Alberto, fale para ela que vamos sim ajudar no jantar. É benção demais ter conseguindo quatro colegas e então busque eles que eu vou me arrumar.
ALBERTO: Tudo bem, já estou de saída! Te espero lá, a paz do Senhor.
FERNANDO: Amém. (telefone toca) Alô? Oi Gabriel tudo bem? Vai aparecer no culto? Não é o problema, eu vou te buscar em sua casa, me espera viu? Ok até... (desliga o telefone) Oh glória a Deus! Gabriel vai para o culto, não acredito! Obrigado Deus, obrigado!! (Olha para frente) E você que está me vendo: Se liga aí, você é alguém muito especial e muito importante para obra de Deus! Então não desista! Continue orando sem cessar. Talvez você não veja os efeitos imediatos, mas Deus está vendo todos! Ele vai te honrar tremendamente! E não deixe que os seus problemas te cegarem. Sigua em frente e não desista! Deus está na frente meu irmão e minha irmã! Que Deus abençoe a todos! Melhor eu correr, eu tenho uma nova alma para levar para Jesus, a paz do Senhor!

Autor: Italo carlos

fonte: Teatro cristão

You Might Also Like

0 comentários

A PAZ DO SENHOR A TODOS!
SEUS COMENTÁRIOS SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA.